Em julho de 1999 surgiu o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o famoso e consagrado MSN. O serviço não era necessariamente uma novidade no mercado, mas era bem mais leve (e com menos funcionalidades) que o seu - posteriormente concorrente - ICQ. Naquela época, seu arquivo de instalação tinha apenas 320 Kb. Confira a evolução:
1ª Versão do Messenger
A primeira versão era composta por recursos bem básicos, com uma lista de contatos simples. O aplicativo permitia basicamente se conectar, alterar o status, adicionar e deletar contatos e se desconectar. Para acessá-lo, era necessário ter uma conta no Hotmail, MSN ou AOL Instant Messenger.
2ª Versão do Messenger
No final do mesmo ano foi anunciado a segunda versão do Messenger e sua principal novidade era a possibilidade de se customizar a aparência da janela de conversação, entre outras modificações um tanto sutis como a inclusão do banner de anúncios e a substituição do botão Web pelo Mail.
3ª Versão do Messenger
No ano seguinte, 2000, foi lançada sua terceira versão, sem alterações na interface, porém com alguns atrativos como a transferência de arquivos entre contatos. Sua principal novidade era a realização de bate-papos em viva-voz utilizando o Net2Phone, um provedor de VoIP. Esta versão também aumentou de quatro para seis abas de configuração: uma aba para configuração de mensagens SMS e outra para informações pessoais. O botão Mail passou a chamar-se Page.
Messenger 4.6
Com 29,5 milhões de usuários, o MSN Messenger tornou-se o comunicador mais utilizado em março de 2001. Sua versão 4.6 foi lançada em outubro do mesmo ano, juntamente como sistema operacional Windows XP, porém ainda compatível com o Windows 95, 08, ME, NT 4.0 e 2000.
Nesta nova versão, o MSN Messenger Service passou a se chamar simplesmente de MSN Messenger.
Poucas funções foram acrescentadas a nova versão. As diferenças ficaram por conta do visual e melhor organização de contatos, bem como o gerenciamento dos mesmos. E como o aplicativo havia sido desenvolvido junto com o Windows XP, ele já vinha instalado no sistema operacional.
Houveram algumas outras perceptíveis modificações, como a possibilidade de se conversar em vídeo e a utilização de complementos, os "add-ons". Um desses, inclusive, conectava a sala de bate-papo de outro usuário(s) - o que marcou a integração do Messenger com o .NET Messenger Service.
Messenger 5.0
Investindo em um novo visual, o Messenger 5 foi lançado em setembro de 2002 contando com nada menos que 75 milhões de usuários. Essa versão permitia a instalação paralela ao Windows Messenger no XP. Com uma bela interface, o ícone do MSN e o bonequinho verde passaram a ser mais característicos. Quanto às funções, destacou-se a transferência de arquivos com UPnP (Universal Plug and Play) e os novos plug-ins.
Messenger 6.0
Com mais recursos, a versão 6 foi lançada em julho de 2003, agora com muito mais emoticons nas mensagens de texto e imagens de exibição de fundo personalizáveis, além da janela de conversação melhorada, que permitia esconder a borda de menu e definir uma cor diferente para cada contato.
Uma atualização lançada em abril de 2004 mostrou algumas de suas modificações mais notáveis: um grupo de contatos de aparelhos móveis foi adicionado, além de um assistente para problemas de conexão. A nova versão ganhou também um menu específico para gerenciar contatos, podendo adicionar, procurar, organizar e salvar. Mas o destaque mesmo foi a videoconferência; e suas configurações são basicamente as mesmas da versão atual. Apareceu nessa versão também o histórico de mensagens.
Messenger 7
Em abril de 2005 o MSN chega a sétima edição com um gigantesco upgrade. Além da interface, foram adicionados os fofinhos (ou irritantes, depende do ponto de vista) winks, além do recurso de integração com o Xbox Live. Na versao 7.5, em agosto de 2005, surgiram os fundos dinâmicos e a possibilidade de adição de contatos e o início de conversas através de links em páginas da internet com o protocolo "Msnim".
Essa também foi a última versão a utilizar o nome MSN Messenger. Os clipes de voz, apesar de não muito úteis, foi outra novidade que chamou a atenção de muitos: bastava segurar a tecla F2 para gravar uma mensagem de voz de até 15 segundos.
Houve também uma discreta modificação na janela de conversação, onde foi adicionado o botão "vídeo".
Windows Live Messenger 8.0
O que seria o MSN Messenger 8 acabou ganhando um novo nome em novembro de 2005 - ideia da Microsoft, que queria unificar os programas e fortalecer a marca "Windows Live". Logo na tela inicial pode-se notar uma nova logomarca bem no topo, a imagem de exibição à esquerda e uma área de informações. O nome dos contatos era destacado, com a mensagem pessoal mais apagada. Na janela de conversação, a imagem de exibição poderia ser escondida e menus compostos apenas por ícones.
A partir desta versão foi incluído também a opção de ficar "invisível" (apesar disso existir no ICQ desde os primórdios), e mesmo assim enviar mensagens offline. Em junho de 2006, foi lançada a versão oficial, porém com poucas modificações, substituindo o Windows Live ID pelo Microsoft Passport Network.
Já a atualização 8.1, de outubro de 2006, destacou-se com o recurso "nômade", onde um mesmo nome de usuário e imagem de exibição apareceriam em qualquer computador conectado; e aqui também surgiu a compatibilidade com o Yahoo!Messenger. Sua versão final foi lançada em janeiro de 2007 e todas as versões anteriores foram consideradas ultrapassadas devido a uma falha de segurança.
Windows Live Messenger 8.5
Essa versão é considerada revolucionária para o comunicador, por ser a versão que mais trouxe novidades, além de muitas melhorias. A versão beta foi disponibilizada em maio de 2007.
A partir desta versão, era criado no menu Iniciar uma pasta com nome Windows Live, com atalhos do programa. Seu design totalmente renovado e muito mais moderno, marcado por efeitos e cores mescladas, lembrava muito o novo Windows Vista. Havia também a possibilidade de escolher cores para o fundo das janelas.
Novidades dessa versão:
- Compartilhamento de arquivos facilitado devido a criação de pastas para cada contato;
- Barra de pesquisa dos contatos facilitada;
- Possibilidade de definição do apelido dos contatos;
- Agrupamento de mensagens seguidas enviadas pelo mesmo usuário;
- Os emoticons ficaram animados, atingindo uma popularidade incrível, fazendo com que se tornassem um atrativo especial do Messenger;
- Reformuladas as mensagens enviadas por celular em algumas regiões;
- Disponibilidade de vários jogos em tempo real.
Windows Live Messenger 2009
A versão beta foi distribuída ao público geral em agosto de 2008, e as principais novidades era a proteção contra spam, possibilidade de conectar-se em mais de uma máquina (o plugin Plus! já permitia isso em outras versões), a imagem de exibição dinâmica, sons individuais e links na área de status.
Sua interface modificada novamente, agora com a criação da lista de contatos favoritos e a possibilidade de se compartilhar imagens visualizando-as pela janela de conversação, área de atualizações na área de contatos e as imagens de exibição à esquerda, com borda colorida, de acordo com o status.
Foram eliminados os status “Volto logo”, “Em horário de almoço” e “Em uma ligação”, assim como o botão “Ir para meu espaço”. Alguns jogos passaram a ser disponíveis somente para regiões determinadas. As pastas compartilhadas, por exemplo, passaram a utilizar o Windows Live SkyDrive.
A versão final foi lançada em dezembro de 2008 e apresentava muitas mudanças. A tela de login foi modificada e cerca de 200 bugs foram consertados. A barra de ferramentas e os menus típicos foram removidos, sendo acessados através do botão “Mostrar Menu” ou Alt.
Windows Live Messenger 2010
Lançado em junho de 2010, o MSN 2010 veio com um conjunto de novidade - todas visando o objetivo de integração com as redes sociais. Rodando apenas no Windows Vista e 7, a nova versão integra-se às várias redes sociais, como Facebook, Flickr, YouTube, MySpace, entre outras.
Uma das grandes mudanças (que o Plus! já oferecia) era a de organizar a janela de mensagens por abas, ao invés de abrir uma para cada contato; além da possibilidade do usuário escolher para quem quer ficar offline (assemelhando-se muito ao bloquear, só que com o nome mais 'agradável').
Windows Live Messenger 2011
Cercado de muita espectativa, o lançamento do Messenger 2011 veio com um visual totalmente inovado e muitos recursos novos. O Painel de Redes Sociais é uma das grandes novidades, permitindo que o usuário comunique-se com a lista de contatos enquanto verifica as atualizações do Facebook, por exemplo. As conversas pela webcam agora podem ser feitas em tela cheia, em alta definição, e também é possível compartilhar vídeos assim como no recurso de imagens, implantado na versão 2009.
Com mais de 300 milhões de pessoas, em 76 países e em 48 idiomas utilizando o Messenger mensalmente, o Windows Live Messenger 2011 tem versões em inglês, espanhol, alemão e japonês. Diariamente, em média, 130 milhões de pessoas fazem login por dia, e em horários de pico mais de 40 milhões de pessoas ficam conectadas ao Live Messenger ao mesmo tempo.
No Brasil, o sucesso do Live Messenger não poderia ser diferente, apesar de ainda ser comumente chamado de MSN. É incontestável a importância e o sucesso do comunicador, que há mais de 10 anos vem melhorando e ficando cada vez mais atraente.
0 comentários:
Postar um comentário
Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.