Produtora vai processar 24 mil internautas por baixarem filme via BitTorrent

Produtora do longa "Guerra ao Terror", vencedor do Oscar de 2009, entrará com ação - a maior da história - em conjunto com a US Copyright Group.

A Voltage Pictures, produtora do filme vencedor do Oscar de 2009 “Guerra ao Terror”, decidiu processar mais de 24 mil usuários por terem baixado a obra via BitTorrent. Essa é a maior ação do gênero, superando por pouco a movida pela US Copyright Group, em razão do download não autorizado do longa “Os Mercenários”.
A empresa, por sinal, está trabalhando junto à US Copyright Group. A associação conta com um software que monitora arquivos baixados por BitTorrent e identifica os IPs utilizados. Depois, ela aciona judicialmente as provedoras para que elas entreguem os usuários por trás dos endereços armazenados. Por fim, envia cartas aos internautas, ordenando o pagamento de uma multa – que parte de mil dólares e chega a 3 mil – se quiserem evitar um processo.
O grupo, porém, tem sido criticado por seus métodos - há, inclusive, uma ação judicial que o acusa de fraude e extorsão. A alegação é a de que o objetivo dos atos não é fazer justiça, mas assustar os usuários e, a partir do medo, recolher mais dinheiro.
Acordo
Segundo o portal TorrentFreak, a Voltage Pictures ainda está no processo de obter os dados pessoais com as provedoras. Elas, no entanto, só concordaram em ceder as informações de, no máximo, 150 internautas por mês – ou seja, muitos anos se passarão até que todos os réus sejam identificados. A maioria dos acusados é cliente das americanas Comcast (10.523) e Verizon (5.239).

A juíza Beryl Howell, uma tradicional lobista da RIAA - organização que reúne as principais gravadoras dos Estados Unidos – é a responsável pelo caso. No entanto, ela, por ser diretora e conselheira da Stroz Friedberg, firma especializada em crimes eletrônicos, pode ser substituída devido a conflitos de interesse.

A atitude da Voltage Pictures não chega a surpreender. Há muitos meses, a produtora vem ressaltando as grandes perdas que teve por conta do download não autorizado de seu filme. "Guerra ao Terror", apesar de ter ganhado o Oscar, arrecadou apenas 49 milhões de dólares. Grande favorito ao prêmio na ocasião, Avatar rendeu mais de 2 bilhões de dólares.

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.