5 dúvidas comuns sobre tecnologia

Celular causa câncer?
Há muito tempo existe a lenda de que os celulares podem causar câncer, mas, até hoje, nenhum estudo conseguiu relacionar diretamente o uso dos aparelhos ao surgimento e desenvolvimento da doença.
Um estudo recente do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, publicado em junho de 2012, é mais um que não conseguiu chegar a nenhuma conclusão a respeito da influência dos aparelhos na saúde. “Mais estudos são necessários porque a tecnologia da telefonia móvel e a forma como as pessoas usam telefones celulares estão mudando rapidamente”, conclui o estudo.

Ou seja, os celulares podem até causar câncer, mas não há nada que relacione o uso deles à doença e há diversas formas de usá-lo que podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de um tumor.

O que interfere no sinal do Wi-Fi?
O roteador Wi-Fi é posicionado na sala da casa e, próximo a ele, o sinal é excelente. No entanto, em um quarto no fundo do imóvel ele não pega tão bem e frequentemente quem tenta acessar a rede de lá simplesmente não consegue.

Por que isso acontece? É simples: por ser uma rede sem fio que transmite ondas de rádio, o Wi-Fi pode sofrer interferência de uma série de coisas: desde a parede da casa até mesmo um micro-ondas.Não é só isso: outros objetos espalhados pela casa também prejudicam o sinal. Celulares com Bluetooth ativado, micro-ondas, telefones sem-fio, babás eletrônicas e outros produtos que também funcionam com ondas também causam uma pequena interferência no Wi-Fi.

Deixar o carregador conectado prejudica a bateria do notebook?
Dúvidas sobre o uso da bateria são muito comuns. Por muito tempo os produtos usavam baterias de níquel cádmio e, mesmo depois delas serem substituídas pelas de íon de lítio, alguns cuidados que eram recomendados para as baterias antigas continuam sendo considerados para as novas.

Um bom exemplo está na crença de que deixar o notebook ligado na tomada direto, mesmo com a carga cheia, pode prejudicar a bateria. Não é isso o que acontece.

Para começar, as baterias de íon lítio podem ser carregadas repetidamente sem estar com a carga vazia sem que isso prejudique a vida útil delas. E, além disso, notebooks mais recentes contam com sistemas que detectam quando a carga está cheia, desativando o processo de recarga, como explica a Dell em seu site oficial.
Portanto, esqueça lendas de que é preciso esperar a carga terminar para carregar o computador, ou que é bom deixar ela descarregar completamente algumas vezes para aumentar a sua vida útil. No caso das baterias de níquel cádmio isso até era verdade, mas com as de íon de lítio isso não acontece.

Uma pilha pode ser recarregada se ficar na geladeira?
Não, a pilha não vai recarregar caso seja colocada na geladeira. Mas é verdade que ela pode, sim, ganhar um tempo de vida "extra" depois de ser resfriada por um tempo.

A carga da pilha é quimicamente gerada e, quando colocada na geladeira, ela se reorganiza e, assim, é possível usar um resto de carga que estava espalhada pela unidade.

É possível estragar o HD formatando diversas vezes?
É natural que, com o tempo, o computador fique lento devido ao excesso de dados guardados no HD, por exemplo, e, por isso, muitas vezes é recomendável que o disco rígido seja formatado para voltar a funcionar bem. A partir disso, uma lenda foi criada dizendo que formatar o HD várias vezes pode danificá-lo.

Mas isso não é verdade. A formatação apenas apaga todos os dados guardados no disco rígido, e logo depois ele continua funcionando perfeitamente – e continuará mesmo que seja formatado, por exemplo, uma vez por mês. Portanto, a quantidade de vezes que um HD é formatado não influencia no seu tempo de vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bah! De onde vc tirou isso td errado????

Deixar o carregador conectado prejudica a bateria do notebook?
R: Sim. A bateria opera por ciclos, ou seja, ela "conta" quantas vezes vc carrega e descarrega. Quando vc atinge o limite dos ciclos ela dá problema. É assim com baterias, impressoras e máquinas de fotografia.

Uma pilha pode ser recarregada se ficar na geladeira?
R: Nao. O que vc faz é diminuir a velocidade da reação quimica das substancias dentro da pilha, atrasando a reaçao e dando aquela carga extra, mas é bem temporário e quando acaba fica pior
que antes.

O que interfere no sinal do Wi-Fi?
Tia tetéia já dizia nas aulas de física o fenômeno da difração das ondas (vide google seu preguiçoso).A difração é diretamente proporcional ao comprimento de onda, ou seja, quanto maior o comprimento de onda, maior a capacidade que a onda tem de se difratar.
Procure saber o comprimento da onda do sinal Wi-fi que vc tem a resposta!

Anônimo disse...

concordo plenamente com o anônimo

Augusto Duarte disse...

então quer dizer que a bateria conta os ciclos? hahaha tenho um notebook desde 2008 e sempre usei ele ligado na tomada, inclusive usava-o como desktop com monitor, teclado e mouse, e ainda hoje, mesmo apos 4 anos de uso, a bateria quando solicitada dura uma hora e meia ou mais... em fim, baterias de litio estragam mais facil quando descarregadas totalmente, ou seja uma descarga total é suficiente para danificar e perder a bateria.

Alexandre K. disse...

Procedimento para recarga de baterias: Ponha para ferver um lamina d'água de um centímetro de altura. Quando começar a fervura (soltar bolinhas de ar) coloque as baterias de pé, não deixe tombar ou molhar o polo superior. Deixe ferver por um minuto. Em seguida deixe esfriar e coloque no congelador. Depois de uma hora ponha para funcionar, sua pilha nova.

Unknown disse...

Claro que isso tbm vai depender da qualidade da bateria. Inclusive há um fabricante brasileiro que só oferece 3 meses de garantia nas baterias enquanto o resto dos componentes tem um ano pois sabe que aquele tipo de bateria que coloca nos notebook dá problema sim, e da mais problema ainda se a pessoa nao saber usar-la da forma correta.

Postar um comentário

Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.