Brasil não será tão afetado por falha na PSN


Após completar seis dias fora do ar, a Sony divulgou comunicado explicando a situação da sua rede PlayStation Network (PSN) e confirmou o roubo de dados sensíveis.
Na ocasião dados como nome, endereço, dados de cartão de crédito, lista de jogos adquiridos, senhas e perguntas de segurança foram obtidos pelos invasores.
Usuários que utilizaram o serviço PayPal para completar as transações bancárias também poderão ficar mais tranquilos, uma vez que os dados do cartão de crédito não foram enviados para a Sony, somente o pagamento.
Mas como a rede PSN não oferece todos os seus serviços no Brasil, como a compra de conteúdo, os usuários brasileiros estariam mais tranquilos com essa situação.
Porém, muitos brasileiros já realizaram cadastro na rede PSN utilizando dados de moradores dos Estados Unidos para terem acesso ao serviço completo. E são esses usuários que podem enfrentar problemas com a rede da Sony.
O advogado Raphael Loschiavo, sócio do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, especializado em direito digital, afirmou que questões ligadas a indenização ainda estão fora de questão, principalmente no Brasil.
“Para que haja qualquer configuração jurídica da situação, será necessário uma investigação forense por parte da Sony e das autoridades para que fique claro como e de onde partiu o ataque”, explica Loschiavo.
O advogado também ressalta que os usuários brasileiros que utilizaram dados falsos para realizar o cadastro na rede poderão ter menos chances de qualquer tipo de indenização, uma vez que a empresa poderá alegar que os dados são irregulares, embora a Sony tenha recebido o pagamento pelo uso do serviço.
“Sobre os dados que vazaram não há muito o que o usuário brasileiro possa fazer. Mas aconselho que o mesmo acompanhe a fatura do cartão de créditos e lançamentos futuros. E há qualquer sinal de fraude, deve-se informar a operadora [do cartão de crédito] de imediato”, completa.
Nos Estados Unidos e Europa, a Sony disponibilizou um telefone gratuito para que os usuários possam tirar dúvidas ou fazer reclamações. Até o momento a empresa não soube informar quando o serviço PSN voltará ao ar.

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