Vint Cerf e Bob Kahn
O Pai da internet Vint Cerf, junto com Bob Kahn criaram o protocolo TCP/IP de de comunicação. Uma linguagem utilizada pelos computadores para falar uns com os outros em uma rede. Vint Cerf disse uma vez que a internet é apenas um espelho da população e que spam é um efeito colateral de um serviço gratuito.
Tim Berners-Lee
Inventor da WWW.
Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web. Ele escreveu o primeiro cliente web e servidor de e concebeu a forma a criar links, ou hipertexto, entre partes diferentes de informações online. Ele agora mantém padrões para a web e continua a aperfeiçoar a sua concepção como diretor do World Wide Web Consortium (W3C).
Ray Tomlinson
Pai do e-mail.
O programador Ray Tomlinson, o Pai do e-mail, tornou possível a troca de mensagens entre máquinas em diversos locais, entre universidades, em todos os continentes. Ele veio com o formato do símbolo “@” para endereços de correio electrônico. Hoje, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo digitam @ todos os dias.
Michael Hart
O nascimento dos eBooks.
Michael Hart iniciou o nascimento dos eBooks e quebra as barreiras da ignorância e do analfabetismo. Ele criou o Project Gutenberg que foi considerada a primeira biblioteca eletrônica do mundo que mudou a maneira como lemos. A coleção inclui obras de domínio público e obras com direitos autorais com autorização expressa.
Gary Thuerk
Scott Fahlman
O primeiro emoticon.
É creditado a Scott Fahlman a origem do primeiro emoticon sorridente (Smiley) baseado em ASCII, que ele pensou que iria ajudar a distinguir entre as mensagens que devem ser tomadas com humor e as de natureza mais grave. Agora, todo mundo os usa em programas de mensagens, salas de chat e e-mail.
Marc Andreessen
Netscape Navigator.
Marc Andreessen revolucionou a navegação na Internet. Ele veio com o primeiro amplamente utilizado browser Mosaic, que foi chamado depois de Netscape Navigator. Marc Andreessen é também co-fundador e presidente da Ning e investidor em diversos start-ups, incluindo o Digg, Plazes e Twitter.
Jarkko Oikarinen
Internet Relay Chat, IRC.
Jarkko Oikarinen desenvolveu a primeiro chat online em tempo real na Finlândia, conhecido como Internet Relay Chat. A fama do IRC decolou em 1991. Quando o Iraque invadiu o Kuwait e os sinais de rádio e TV foram fechados, graças ao IRC, as informações foram capazes de ser distribuídas.
Robert Tappan Morris
Primeiro vírus Worm.
O conceito de um vírus worm é única, comparando com práticas de hack convencional. Em vez de entrar em uma rede de si mesmos, envia um pequeno programa que tem código para fazer o trabalho. A partir desse conceito, Robert Tappan Morris criou o Morris Worm. É um dos primeiros vírus worm serem enviados pela internet que inadvertidamente causou muitos milhares de dólares em danos e “perda de produtividade”, quando foi lançado no final dos anos 80.
David Bohnett
Geocities.
David Bohnett fundou o GeoCities em 1994, juntamente com John Rezner. Ele cresceu para se tornar a maior comunidade na internet. Ele foi pioneiro e defendeu o conceito de prestação de home pages gratuitas para todos na web. A companhia fechou o serviço em 27 de outubro de 2009.
Ward Cunningham
O primeiro Wiki.
O programador americano Ward Cunningham desenvolveu o primeiro wiki como uma forma de deixar as pessoas colaborarem, criarem e editarem as páginas on-line juntos. Cunningham chamou de “wiki”, uma palavra havaiana para “rápido”.
Sabeer Bhatia
Hotmail.
Sabeer Bhatia fundou o HoTMaiL em que as letras maiúsculas soletram HTML, a linguagem usada para escrever a base de uma página web. Ele foi notícia quando vendeu seu serviço de correio eletrônico gratuito para a Microsoft por US$ 400 milhões. Ele recebeu o prêmio “Empreendedor do Ano” pela Draper Fisher Jurvertson em 1998 e foi observado pela TIME como uma das “People to Watch” em negócios internacionais em 2002. Sua aquisição mais emocionante em 2009 foi a Jaxtyr que ele acredita que deve superar o Skype em termos de ligações gratuitas.
Matt Drudge
The Drudge Report.
Matt Drudge lançou o website de agregação de notícias The Drudge Report. Ele ganhou popularidade quando foi o primeiro a publicar a notícia sobre o caso Monica Lewinsky.
Larry Page e Sergey Brin
Google.
Larry Page e Sergey Brin, mudaram a forma como pesquisamos e utilizamos a Internet. Eles trabalharam como um time sem emendas na parte superior do gigante das buscas. Sua empresa cresceu rapidamente a cada ano desde que começou. Page e Brin começaram com os seus próprios fundos, mas o local rapidamente ultrapassou seus próprios recursos existentes. Mais tarde, obtiveram investimentos privados através de Stanford.
Bill Gates
Microsoft.
Bill Gates fundou a empresa de software chamado “Micro-Soft”. uma combinação de “Microcomputers Software”. Mais tarde, Bill Gates desenvolveu uma nova GUI (Graphical User Interface) para um sistema operacional. Ele chamou este novo estilo de Windows.
Steve Jobs
Apple.
Steve Jobs teve uma ideia inovadora de computador pessoal que revolucionou a indústria de hardware e software. O fundador da Apple mudou a maneira de trabalhar, jogar e de se comunicar.
David Filo e Jerry Yang
Yahoo.
David Filo e Jerry Yang começaram com o Yahoo! como um passatempo e evoluiu para uma marca universal, que mudou a forma como as pessoas se comunicam uns com os outros, encontram e acessam informações e compram coisas. O nome Yahoo! inicialmente seria um acrônimo para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”.
Brad Fitzpatrick
LiveJournal.
Brad Fitzpatrick criou o LiveJournal, uma das primeiras plataformas de blogs. Ele é visto na internet sob o pseudônimo Bradfitz. Ele também é autor de uma variedade de projetos de software livre, como o memcached, usado no LiveJournal, Facebook e YouTube. O LiveJournal continua hoje como uma comunidade online onde as pessoas podem compartilhar as atualizações em suas vidas através de diários e blogs. Os membros mantêm contato através da criação de uma “lista de amigos” que tem links para as atualizações de seus amigos.
Shawn Fanning
Napster.
Shawn Fanning desenvolveu um programa peer-to-peer de compartilhamento de arquivos projetado para permitir que os fãs de música, encontrassem e compartilhassem música. Os usuários colocavam arquivos que estavam dispostos a compartilhar com os outros em diretórios especiais em seus discos rígidos. O serviço teve mais de 25 milhões de usuários em seu auge em 2001, e foi encerrado após uma série de ações judiciais, não sem antes acender uma faísca da revolução da música digital, agora dominado pela Apple. O Napster já foi rebatizado e adquirido pela Roxio.
Peter Thiel
Paypal.
Peter Thiel é um dos muitos astros da Web associados ao PayPal. O PayPal permite que as pessoas transfiram dinheiro para outra instantaneamente. O PayPal começou a dar acesso a um pequeno grupo de desenvolvedores, permitindo-lhes trabalhar com o seu quadro de transação super-sofisticado. Co-fundador do PayPal, Peter Thiel aos 31 anos vendeu-o para o eBay, quatro anos depois, por US$ 1,5 bilhão.
Pierre Omidyar Morad
Ebay.
Pierre Omidyar criou um mercado online que trouxe compradores e vendedores, como nunca antes, e foi pioneira no conceito de qualificar a confiabilidade de um usuário anônimo. Na construção de seu império de leilões, Omidyar contou com o poder individual. A maior força Omidyar é a sua visão sobre a natureza humana. Ele entendia que as pessoas iriam comprar qualquer coisa. um homem do lixo é, na verdade, o tesouro de outro.
Jimmy Wales
Wikipedia.
Jimmy Wales fundou a maior enciclopédia do mundo, que traz artigos que podem ser facilmente editados por qualquer pessoa que possa acessar o site. Foi lançado em 2001 e é atualmente a mais popular obra de referência geral sobre a Internet.
Stewart Butterfield e Caterina Fake
Flickr.
Os sites de compartilhamento de fotos tornaram-se parte da vida on-line de milhões de pessoas. Stewart Butterfield, com sua esposa Caterina Fake criaram o Flickr, que nasceu de um jogo online multi-player online que parecia resumir tudo o que as pessoas estavam tentando fazer na Web 2.0. O Flickr veio com uma ideia que você não tinha mais um álbum. Em vez disso, você tinha um fluxo de fotos. O Yahoo adquiriu o Flickr, mais tarde, em 2005.
Jonathan Abrams
Friendster.
Jonathan Abrams fez o Friendster, juntamente com Cris Emmanuel, que oferece muitas ferramentas para ajudar os membros a encontrarem parceiros amorosos. Ele tirou a ideia do Match.com.
Niklas Zennstrom
Skype.
Niklas Zennstrom, co-fundou a tendência de crescimento mais rápida na história da comunicação chamado Skype. Ele ofereceu aos consumidores uma rede mundial de software livre para fazer chamadas de alta qualidade usando seu computador e expandiu a sua oferta para Linux, MAC, PC e dispositivos móveis/portáteis.
Bram Cohen
Bit Torrent.
Se o Napster começou a primeira geração de compartilhamento de arquivos, Bram Cohen mudou a cara do compartilhamento de arquivos com o BitTorrent.
Reid Hoffman
LinkedIn
Reid Hoffman, um ex-vice presidente executivo da PayPal, criou o LinkedIn como uma rede social profissional permitindo que usuários registrados pudessem manter uma lista de contatos de pessoas que eles conhecem e confiam no negócio. Os membros podem procurar emprego, currículos, encontrar novas contratações e acompanhar a concorrência.
Matt Mullenweg
WordPress.
Matt Mullenweg fundou a maior plataforma de blogs de código-fonte aberto do mundo, o WordPress. Alguns dos sites mais populares são executados no WordPress, como Techcrunch, Huffingtonpost, Mashable e muito mais.
Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim
Youtube.
Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim eram um dos primeiros empregados no PayPal. Mais tarde, eles começaram o mais popular site de compartilhamento de vídeos da Internet, o YouTube, que transmite mais de 100 milhões de vídeos por dia em uma diversidade de assuntos. Ao criar o YouTube, os três dividiram o trabalho baseado em habilidades: Chad Hurley criou a interface do site e logotipo, Steve Chen e Jawed Karim dividiram funções técnicas fazendo o site funcionar. Mais tarde, dividiram as tarefas de gerenciamento, baseado em forças e interesses: Chad Hurley tornou-se CEO; Steve Chen, Diretor de Tecnologia. Um ano e meio depois, o Google comprou o YouTube por US$ 1,65 bilhão em ações.
Craig Newmark
Craigslist.
Craig Newmark começou um site que alterou drasticamente o universo de anúncios classificados, chamado Craigslist. Era um objeto de medo para os jornais que se sentiram ameaçados pelo site de anúncios gratuitos e para todos os classificados. Começou como uma lista de e-mail para amigos. Desde então, tem crescido como anúncios classificados online para aqueles que procuram de tudo, desde a habitação a romance.
Julian Assange
WikiLeaks.
Julian Assange fundou um website dedicado à publicação de documentos secretos roubados ao redor do mundo. Ele projetou um software avançado para o Wikileaks para proteger a identidade dos ladrões que roubam esses documentos apagando completamente suas identidades antes de espalhar os documentos roubados para os servidores “em todo o mundo”. Como resultado, ninguém pode rastrear quem deu a ele o quê ou quando. O site apresenta-se como a “Wikipedia sem censura para vazamento e análise em massa”.
Dick Costolo
FeedBurner.
As pessoas geralmente verificam seus sites preferidos de vez em quando para ver se não há nada de novo. O fundador do FeedBurner, Dick Costolo criou um agregador de notícias que transfere automaticamente uma atualização dos sites que lhe interessam. Um feed RSS, abreviatura de Really Simple Syndication, oferece as últimas atualizações do seu site preferido para o seu computador. O FeedBurner foi posteriormente adquirido pelo Google em 2007. Atualmente, Dick Costolo é Chief Operating Officer do Twitter, fazendo o RSS da próxima geração.
Mark Zuckerberg
Facebook.
Mark Zuckerberg fundou o Facebook para ajudar os estudantes das universidades se manter em contato com os amigos. O “status update” é onde usuário informa à sua extensa rede de amigos o que eles estão fazendo. O site, que acredita-se que tenha cerca de 600 milhões de usuários registrados no mundo, tem apenas quatro países restantes a conquistar: Rússia, Japão, China e Coréia, segundo Zuckerberg. O Facebook é agora duas vezes maior que MySpace, de Rupert Murdoch.
Jack Dorsey
Twitter.
Jack Dorsey criou o Twitter para permitir que amigos e familiares soubessem o que ele estava fazendo. O sistema de mundo de comunicação que mais cresce no mundo permite que os usuários transmitam os seus pensamentos em 140 caracteres ou menos e as pessoas repassam as mensagens para seus seguidores por Retweet. Ninguém pensou que as pessoas gostariam de seguir estranhos, ou que as celebridades que usam o Twitter para dizer aos fãs de suas atividades, ou que as empresas que usam o Twitter para anunciar descontos ou lançar novos produtos.
0 comentários:
Postar um comentário
Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.