A telefonia e banda larga 3G hoje atingem mais de 20 milhões de usuários em todo o país. Mas somente a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou em 2010 mais de 30 mil reclamações envolvendo essa tecnologia e seus serviços.
Segundo Edison Moraes, da Entelcorp, empresa especializada em serviços de telecomunicações, o 3G no país é instável porque ainda está em instalação. As empresas demoraram muito para disponibilizar a tecnologia no país e, quando resolveram oferecê-la, passaram logo depois por alguns períodos de crise que diminuíram os investimentos em infraestrutura.
“Outro grave problema está nas torres. Elas são dimensionadas para suportar um baixo volume de aparelhos conectados. Em algumas regiões, as torres vivem no limite máximo de conexões, o que deixa a internet lenta”, afirma Moraes.
O Brasil possui problemas de espectro (intensidade da frequência do sinal) principalmente devido ao mau posicionamento e dimensionamento dessas torres, pois cada operadora é responsável pela sua e é comum encontrar antenas próximas uma da outra, sinalizando uma falta de planejamento para a expansão dos serviços.
1 comentários:
No japão com meu iphone eu alcansava 1,4 mbps. aqui no Brasil miseros 86 kbps. essas operadoras enchem o rabo de dinheiro e não investem em tecnologia pra melhorar o funcionamento da internet para celulares.
Postar um comentário
Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.