Top 10: Principais ferramentas online para designers

Na época em que surgiram os artesãos e o design começou a virar um trabalho reconhecido, ninguém imaginava como o mundo iria evoluir e como a tecnologia seria uma aliada das artes. O que antigamente exigia muito trabalho, suor e tipos móveis, hoje é facilmente reproduzido com alguns cliques em softwares gráficos, como no mundialmente conhecido Photoshop.
Fizemos uma pesquisa com designers gráficos e webdesigners em redes sociais e reunimos aqui 10 ferramentas úteis para quem trabalha com design, seja on ou offline. Lembramos que como é apenas um Top 10, selecionamos ferramentas globais que são úteis para todas as áreas do design, confira:
10. Sites com fontes gratuitas, como o Dafont
Dafont (Foto: Reprodução)Dafont (Foto: Reprodução)
Existem muitos sites para download gratuito de fontes na web, mas um bom site, além de um belo catálogo, precisa também de uma interface intuitiva e prática, como a do Dafont.
Com um acervo de mais de 12 mil fontes, nele você pode ter um preview online do texto que quiser e pode filtrar todas as fontes por mais de 50 categorias.
Outros sites bacanas são o FontFabric, o FontSquirrel e o The League of Moveable type.
9. Stock.XCHNG, um banco de imagens gratuito e royalty-free
SXC (Foto: Reprodução)SXC (Foto: Reprodução)
Projetos comerciais que não utilizam nenhuma imagem são raros atualmente, e nem sempre o cliente tem verba para contratar fotógrafos ou sequer comprar uma imagem em sites pagos como o Getty Images, o ShutterStock e o iStockPhoto. É nessa hora que o Stock.XCHNG entra. Ele é o principal banco de imagens gratuitas e royalty-free que existe na web.
Para utilizá-lo basta se cadastrar. Após configurar sua conta, você poderá criar lightboxes com imagens favoritas e guardar para uso posterior. Algumas das imagens publicadas no site requerem uma permissão especial para uso em projetos comerciais, mas geralmente basta pedir autorização ao autor da imagem e aguardar até ele responder.
8. Vecteezy, baixe ícones e vetores
Vecteezy (Foto: Reprodução)Vecteezy (Foto: Reprodução)
Com o Vecteezy você pode baixar ícones e vetores nos formatos .ai, .cdr, .eps, .svg, entre outros. O site está repleto de belas ilustrações de designers do mundo todo, a um clique de distância.
7. Logolícia, uma galeria de marcas para inspirar
Logolicia (Foto: Reprodução)Logolicia (Foto: Reprodução)
Logolícia é um projeto brasileiro dedicado especialmente ao desenvolvimento de logotipos. É um ótimo lugar para buscar inspiração para qualquer tipo de criação, mesmo que não seja uma marca, pois formas, cores e muita critivadade você vê por lá.
No site é possível navegar por mês ou através das cores. Passando o mouse em cima das miniaturas, você pode votar em cada projeto. As notas vão de 1 a 5. Clicando em uma das marcas, você é levado a uma página contendo mais informações sobre o autor e pode fazer comentários.
6. Design Float, compartilhe e fique por dentro das tendências
Design Float (Foto: Reprodução)Design Float (Foto: Reprodução)
O Design Float é um serviço criado para que todos os usuários possam compartilhar e rankear conteúdos publicados na web. É como o Digg, mas focado somente em design.
É um ótimo meio de se manter informado sobre o que está rolando e também de compartilhar o seu próprio conteúdo, caso você possua algum blog ou site sobre design.
5. Deviant Art, comunidade de design que une profissionais
DeviantArt (Foto: Reprodução)DeviantArt (Foto: Reprodução)
Não poderíamos deixar de mencionar uma das fontes mais antigas para se buscar inspiração, exibir seu portfolio e até mesmo ganhar dinheiro com ele.
O Deviant Art se estabeleceu há anos como um dos principais meios de comunicação do mundo da arte e design. É uma grande comunidade aconchegante onde você pode compartilhar, conferir trabalhos de colegas de profissão e ainda pode vender suas ilustrações.
4. Lorem Ipsum para diagramação de layouts
Lorem Ipsum (Foto: Reprodução)Lorem Ipsum (Foto: Reprodução)
Devido a ausência de estilo, este site passaria despercebido na vista de qualquer um, mas ele é uma ferramenta muito útil na vida de todo profissional que trabalha com criação.
Quem nunca ouviu falar de “Lorem ipsum dolor sit amet“? Este texto em latim é padrão para testes de tipografia em layouts desde 1500. Ele serve para quando você precisa diagramar um texto mas seu cliente ainda não enviou o conteúdo, então basta entrar no Lorem Ipsum e escolher quantos parágrafos ou palavras você quer e clicar em “Generate Lorem Ipsum“.
3. Lorem Pixum, imagens aleatórias para marcação
Lorem Pixum (Foto: Reprodução)Lorem Pixum (Foto: Reprodução)
Outra coisa bem comum, assim como no item anterior, é quando você está criando um layout sem ter o conteúdo, você precisar não somente de textos mas também de imagens.
No site Lorem Pixum, além de escolher o tema da imagem, você pode escolher o formato que você quiser para encaixar nos seus projetos. O site também fornece friendly url`s para facilitar o seu trabalho, assim toda vez que você precisar de uma imagem no mesmo tamanho e tema, é só utilizar a mesma url.
Um site que faz o mesmo serviço é o FlickrHoldr que utiliza imagens do Flickr.
2. Pixlr para edição de imagens online
Pixlr (Foto: Reprodução)Pixlr (Foto: Reprodução)
O Pixlr é apenas um de vários aplicativos online que podem salvar o seu dia de trabalho. Ele é dotado das melhores ferramentas que um software de edição de imagens possui. Nele você pode tratar suas imagens, aplicar filtros e fazer correções de cores. As ferramentas, paletas e menus são bem parecidos com os do Photoshop, então usar o Pixlr deve ser super fácil para qualquer designer.
1. ColourLovers, para apaixonados por cores
ColourLovers (Foto: Reprodução)ColourLovers (Foto: Reprodução)
O ColourLovers é o lugar ideal para você pesquisar entre cores, paletas e patterns para pegar inspiração para o seu projeto. Nele você pode favoritar tudo que achar interessante, redefinir e mesclar com novas cores. Outra função bacana deste site é a parte de trends, onde eles avaliam e criam paletas baseados em capas de revistas, websites populares e até mesmo interiores e decoração.
Um site mais simples, mas com o mesmo conceito é o Kuler, da Adobe.
Para reforçar esse Top 10, seria injusto não mencionar essas três ferramentas brasileiras que conquistaram seu espaço na web:

We heart it: pessoas ao redor do mundo compartilham imagens interessantes. Junte-se a eles e compartilhe as suas também;
DesignLov: este site possui referências úteis e inspiradores para designers e artistas digitais. Acompanhe e fique por dentro das tendências;
DesignUp: aqui você pode, além de trocar experiências, inspirações e ficar por dentro de novidades, cadastrar e compartilhar seu portfolio.
E para você? Qual ferramenta online é indispensável nos seus projetos? Compartilhe com a gente!
(By TechTudo)

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opinião, seu comentário é muito importante para nós.