7 ferramentas promissoras (e desconhecidas) do Google



(By Info Abril )

Dizem que nos últimos anos o Google perdeu o posto de empresa mais inovadora da internet para novatos como o Facebook e o Twitter. Mas, muito longe de se tornar uma nova Microsoft, a americana ainda tem os melhores profissionais de tecnologia e cria muitas cosias legais. Veja 7 produtos inovadores, mas ainda desconhecidos de grande parte do público.





Aardvark

Aardvark é uma palavra em africânder que dá nome a um mamífero africano que parece um porco. E também é o nome de um “mecanismo social de busca”, que existe desde 2007 e foi comprado pelo Google no ano passado.
Ele funciona assim: quando você tem alguma dúvida e não sabe onde ou como encontrar a resposta, vai no site e posta sua pergunta (em inglês). Imediatamente, o Aardvark procura, dentre a lista de usuários, alguém que pode respondê-la (baseia-se nos tópicos de interesse cadastrados). Quase sempre, você recebe a resposta em poucos minutos.
Se preferir não ter que entrar no site toda vez que quiser perguntar ou, claro, responder algo, pode adicionar o Aardvark como contato no Gtalk, Yahoo Messenger, Windows MSN ou usar por Twitter.
Social Search
Você já está usando a Social Search e talvez nem tenha se dado conta. Ela é, na verdade, uma melhora do Google que adiciona o conteúdo das redes sociais aos resultados das buscas.
Quando você procurar por um assunto, vai ver, além dos resultados tradicionais, o que seus amigos e contatos escreveram sobre ele. De uma certa maneira, a consequência é uma busca personalizada para cada usuário.
Archive Search
O Archive Search é mais uma demonstração da ambição megalomaníaca do Google de “organizar toda a informação do mundo”. Ele traz as páginas escaneadas e indexadas de jornais de várias partes do mundo desde o século XVIII.
De jornais brasileiros, o mais célebre é o Jornal do Brasil, com algumas edições que datam desde 1930, em que pode-se ver, por exemplo, como o país via as investidas de Hitler que culmiram na Segunda Guerra Mundial. A busca pode ser realizada por data, por jornal ou por termos digitados. A visualização do resultado ainda pode ser por dia, mês, ano ou décadas.
Entretanto, “promissor” talvez não seja a melhor palavra para descrever o serviço já que, segundo editoras, o Google enviou um email aos colaboradores do serviço avisando sobre sua descontinuação. Mesmo assim, a ideia é boa e vai continuar disponível, mesmo que sem ser atualizada.
Product Search
Product Search é o Buscapé do Google. O usuário digita o nome de um produto que quer pesquisar e o serviço busca o item na internet. Ele retorna com as caracteríticas técnicas do item, uma lista das lojas que o vendem e os respectivos preços.
Informações sobre impostos e taxas de transporte já ficam à vista e pode-se ordenar os resultados por diferentes critérios. Ainda é possível efetuar a compra pelo próprio Product Search e pagar via Google Checkout.
A má notícia é que, por enquanto, a única coisa que os brasileiros podem fazer é usar o site para constatar como pagam caro por grande parte das mercadorias – o serviço ainda não está disponível para este lado do continente.
Books Ngram Viewer
O Books Ngram Viewer é parecido com o Google Trends, mas ao invés da internet ele usa os livros como base de dados.
Você digita um ou mais termos na barra de busca e ele retorna com gráficos que relacionam a frequência com que as palavras foram usadas nas publicações em função do tempo. Assim, é possível evr que a palavra ” feminism”, por exemplo, não apareceu nos livros até o começo do século XX e teve uma guinada no número de citações a partir da década de 1970.
A base de dados atualmente é composta por cerca de 5,2 milhôes de livros, o que, de acordo com os desenvolvedores, corresponde a mais ou menos 4% de todos os livros já publicados. Há obras em inglês (britânico e americano), francês, espanhol, hebraico, alemão, russo e chinês.
Transliteration
Transliteração é a ação de escrever fonemas de um alfabeto em outro. Por exemplo, すし é uma palavra japonesa que significa “enrolado”. Para que nós, acostumados ao alfabeto romano, possamos pronunciá-la, é necessário que ela seja escrita no nosso alfabeto – “sushi”.
Essa ferramenta do Google faz isso automaticamente, do inglês para idiomas como o hindu, chinês, japonês, russo, grego e vários outros.
O aplicativo também possibilita alguns ajustes simples formatação do texto, como tamanho e cor da fonte, alinhamento e grifador.
Goggles
O Goggles é um aplicativo do Google que usa fotos tiradas com a câmera do celular para realizar buscas. Na prática, você faz uma foto de uma capa de livro, um logotipo, uma paisagem ou até um código de barras e o software tenta achar informações sobre a imagem.
Nos testes, ele identificou facilmente capas de jogos, livros e filmes e logotipos de empresas mas não conseguiu o mesmo sucesso com códigos de barras. De acordo com o Google, ele também consegue reconhecer fotos de paisagens, obras de arte, rótulos de vinho, e cartões de visita.
O buscador ainda não divulga muito seu produto, então ninguém sabe tudo o que ele pode fazer exatamente. Uma possibilidade divertida é fotografar um jogo de sodoku – o programa reconhece e é capaz de resolvê-lo em poucos segundos. Também há boatos de um sistema de reconhecimento facial que, por problemas de privacidade, ainda não teria sido ativado.

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