LinkedIn denuncia a nova bolha da internet
O mundo assistiu, esta semana, a estreia fulgurante do LinkedIn na Bolsa de Valores de Nova York. Prevendo o sucesso que seria seu IPO, a rede social de contatos profissionais aumentou em 30% o valor de seus papéis dias antes de abrir capital.
Quando começou o pregão, os papéis lançados a US$ 45 dispararam a US$ 122 e terminaram o dia com alta de 109%, a US$ 94. O resumo do dia é que a companhia está agora avaliada em US$ 8,9 bilhões.
O grande problema dessa matemática é que a rede não é um sucesso de faturamento. Em 2010, o LinkedIn gerou US$ 15 milhões em receita. Ou seja, seu valor de mercado é 593 vezes sua receita anual. Há uma regra básica no mercado de capitais que diz que uma empresa costuma valer, em média, seu faturamento em dez anos.
O caso LinkedIn soma-se a outra operação financeira muito controversa: a compra do Skype pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões. Como se sabe, o faturamento do Skype é modesto. Ano passado, a companhia de VoIP fechou o balanço com prejuízo de US$ 7 milhões.
É crescente o número de especialistas que criticam essas operações. Paga-se muito por empresas que faturam pouco. O mesmo erro, aliás, que causou um banho de sangue entre startups web no final dos anos 90.
O temor do mercado é que esteja acontecendo, neste momento, uma nova bolha de internet. Quando essas companhias “bilionárias” não entregarem o desempenho esperado e os primeiros investidores optarem por se desfazer de seus papéis, uma sangria desatada pode acontecer.
No Vale do Silício, há secretárias com mais de US$ 1 milhão em bônus, por participarem de programas de participação em IPOs, uma realidade que não se sustenta por muito tempo.
Outro efeito perverso da bolha, dizem os analistas, é que jovens com ideias bacanas levantam tantos milhões de dólares no começo de sua vida profissional que simplesmente se acomodam. Com muitos zeros na conta bancária, eles têm mais vontade de passear de Ferrari ou iate que pensar em formas práticas de fazer suas empresas continuarem crescendo.
Uma boa interpretação da nova bolha do Vale do Silício apareceu no perfil do @piadasnerds no Twitter. Alguém por lá questionou a Microsoft por pagar US$ 8,5 bilhões pelo Skype e emendou “para ter o Skype, basta baixá-lo de graça na internet”.
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