De acordo com o analista Martim Juacida, 2011 quebrou com a sazonalidade caracteristica da época, em que as vendas de computadores possuem um movimento menor por conta do Natal. "Porém, com a demanda aquecida nos segmentos doméstico e corporativo, a sazonalidade tem diminuído consideravelmente no mercado de PCs desde o 3º trimestre de 2010", afirmou.
Do total de aparelhos vendidos, 49,5% são desktops e 50,5% notebooks. Dentro deste cenário, 68,6% foram destinados ao segmento doméstico, 26,9% ao corporativo e apenas 4,5% à soma de governo e educação. Para os analistas, as vendas são um sinal do amadurecimento do mercado brasileiro, já que os consumidores não esperam apenas datas comemorativas para comprar aparelhos.
Ainda de acordo com o estudo, durante o primeiro trimestre deste ano, o mercado de notebooks cresceu 58% e o de desktops caiu 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto, o Brasil ainda ocupa a quarta posição no ranking mundial dos países que mais vendem computadores no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
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